sexta-feira, 24 de abril de 2015

Os Gonçalves na história da Música Miriense

JOSÉ PLÁCIDO GONÇALVES

                                                                        
                                                                        
  
A história da música miriense, se confunde com a história de José Plácido. Nascido no longínquo ano de 1895 no Rio Pindobal Grande, o lavrador de família humilde, conheceu Luzia Tereza, com a qual casou e constituiu uma família grande, de aproximadamente 13 filhos legítimos, e alguns outros de criação. Ao chegar à sede do município, José Plácido estabeleceu residência. Já nessa época o exímio tocador de flauta, passou a integrar as bandas musicais da cidade, tendo como registro a participação na segunda banda instituída no município de Igarapé-Miri.
Segundo Soares (2001):
 Havia na cidade uma banda de Música criada e regida pelo maestro João Valente do Couto, que executava não só música profana nos bailes e festas de ancião, como também música sacra, no coral das igrejas de Santana e Nossa Senhora da Conceição que ainda existia nessa época. (p.230).


Banda de Igarapé-Miri
Fonte: Acevo da Família Gonçalves


 Foi um dos responsáveis pela  implantação no Município da primeira apresentação de um cordão de pássaros, no qual era o responsável pela direção musical. Depois da experiência com os cordões, integrou grupos de Peças teatrais, reisados, pastorinhas, entre outros.
        José Plácido teve durante a vida, alguns alunos, os quais queria muito transmitir os ensinamentos de execução de sua flauta. Incentivou: filhos, netos, bisnetos, mas nenhum deles seguiu o legado de instrumentista da flauta de Tio José, Ainda assim, trouxe para música, seus filhos e netos. Entre eles podemos citar: Pinduca (considerado o Rei do Carimbó do Brasil), 

Pinduca

                       Pim (que na época recebeu o titulo de Rei do Siriá), Mário Gonçalves (um dos primeiros a gravar guitarradas no Pará), Pio Gonçalves, e alguns netos que também figuraram no cenário da música miriense e paraense como Dercy Gonçalves,  Dinaldo Gonçalves (hoje cantor evangélico, com muitos discos gravados), 







Pastor Dinaldo



Dercy Gonçalves


                           Além de João Batista GonçalvesDaniel Gonçalves, José Antônio Gonçalves (que participaram da época áurea da música miriense, integrando a Banda Miri Boys e Tropical respectivamente), Paulo Kleber, Douglas, Neném, entre uma lista extensa que configuram ainda, bisnetos, e outras pessoas que passaram a fazer parte dessa família de músicos mirienses. 

João Batista Gonçalves e Daniel Gonçalves



José Antonio (Zé do Correio)


Paulo Kleber


















Douglas
Neném

José Plácido foi homenageado por seu filho mais famoso, Pinduca, em um refrão de uma musica muito famosa do mesmo que diz:

 “A bença Tia Luzia.
  A bença Tio José
  Minha mãe mandou buscar
  Um pouquinho de Café”.

Esse Refrão fazia a referência, ao famoso café servido todas as tardes por Tia Luzia na casa da praça, que era diariamente frequentada pelos familiares e amigos.
Alguns contemporâneos de José Plácido dizem que ele foi um dos responsáveis pela plantação do famoso Bacurizeiro da Praça Sarges Barros, que também se tornou patrimônio cultural miriense.



Banda do Pinduca


3 comentários:

  1. - era irmão do meu avô, infelizmente não herdamos a musicalidade mas me orgulho muito dos parentes Gonçalves

    ResponderExcluir
  2. Bom dia gente, alguém pode me dar uma dica de onde encontrar as músicas do Dinaldo; foi no caminho de Emaús...aguardo um retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho o LP dele com essa música, quero ver se consigo digitalizar.

      Excluir