sábado, 16 de maio de 2015

Consola e Rui. Grandes nomes na Cultura Miriense.


MARIA DA CONSOLAÇÃO 
E RUI PUREZA


Em meados dos anos 70, Igarapé-Miri começou a ter uma produção Artística e Cultural muito grande, onde começaram a se destacar pessoas polivalentes, que possuam um grande talento para desenvolver trabalhos artísticos como: Peças teatrais, grupos de Danças, Quadrilhas Juninas entre outras.
Destacamos o Casal Maria da Consolação e Rui Pureza, como os grandes precursores do movimento artístico miriense.
No ano de 1979, o casal fundou o grupo teatral Key Kyl, que durante alguns anos trabalhou produzindo peais teatrais e jograis, os quais eram apresentados no município e também nos municípios vizinhos como: Moju, Abaetetuba e Belém.

O boi e o burro a caminho de Belém








     A paixão de Cristo














O grupo produzia comédias, Dramas, Histórias Religiosas entre outras. Algumas pessoas de nosso município tiveram o prazer de participar dessas produções como: O cantor Zé Luis, O músico Contra-Maré, Professoras Socorro Bitencurt e Telma Santos, entre outros.
Além dos trabalhos com grupos de teatro, Tia Consola, como é tratada carinhosamente pelas pessoas que com ela trabalhavam, produziu na Escola Enedina Sampaio Melo, um trabalho que até hoje no município no se viu igual: As bandas Marciais.
O desfile de 7 de Setembro promovido em Igarapé-Miri, ganhou um charme a mais, quando Consola e Rui, introduziram enredos na banda Marcial da Escola Enedina. Esses enredos fizeram com que outras Escolas seguissem os padrões estabelecidos pela Escola Enedina, e desfilassem sempre tentando superá-los na criatividade, porém, Consola sempre aparecia com uma Inovação, qual fazia com que as pessoas elegessem a Escola Enedina como Campeã do Desfile Escolar, apesar do desfile não ser uma disputa com premiação.


Consola ainda hoje configura como uma das pessoas que ainda sonha com a possibilidade de uma Cultura prospera em Igarapé-Miri, junto com Rui Pureza foram responsáveis pela organização dos desfiles da cobra do Jatuíra, dirige o Centro educacional desbrochar, e dirige com sua família o Consolart, que promove os mais variados eventos no município.




 Infelizmente no ano de 2014 o Sr. Rui Pureza faleceu, deixando um grande legado Cultural para essa terra. Deixo aqui meu respeito e admiração por ele, pedindo que nossos governantes dei o devido valor que ícones de nossa Cultura merecem.







Um comentário: